COMO CRIAR UMA BROCHURA

A brochura continua a ser uma estratégia de marketing bastante eficaz para as empresas comunicarem os seus produtos ou serviços.

Escrito por: WCOMM • 21.09.2021

O marketing online tem crescido nos últimos anos, com páginas nas redes social, aplicativos móveis e sites, mas é importante não canalizar todo o seu orçamento para o marketing digital e apostar também no marketing tradicional.

A brochura é  transportável e fácil de ter acesso no offline. Além disso, pode ter uma versão PDF da sua brochura e enviá-la para os seus clientes ou potenciais clientes.

Tradicionalmente são muito usadas no local físico do negócio ou em feiras e eventos.

Uma brochura pode variar em comprimento e formato, mas normalmente é impressa em papel resistente com uma ou mais dobras para minimizar a largura, tornando assim mais fácil de guardar numa pasta ou no bolso.

 

 

Vantagens
  • Fornecer informações específicas de um produto de forma bem organizada. Cada brochura pode ser usada como um mini anúncio para um produto específico;

  • Ao contrário do conteúdo web, a brochura é tangível. É certo que pode sempre imprimir uma página da web, mas uma brochura é robusta o suficiente para transportar ou guardar para posteriores contactos;

  • Como costumam ser impressas em grandes quantidades, acaba por ficar mais barato, em comparação com outras formas de publicidade;

Deixamos-lhe algumas dicas importantes para conseguir criar a sua brochura de forma eficaz, que represente a missão da sua empresa e transmita o que tem para oferecer ao seu público-alvo.

 

1. Planeamento e previsão

A brochura deve ter um propósito específico. Para iniciar o processo de design, pergunte a si próprio:

Como queremos que as pessoas usem a brochura?

O que queremos que elas façam depois de lê-la?

O que queremos que elas se lembrem?

 

Os propósitos mais comuns são:

Informativa: Oferecer quando os clientes perguntam sobre a sua empresa ou produtos;

Complemento: Para deixar com os clientes após uma reunião;

Ponto de Venda: Disponível para os clientes a lerem na sala de espera;

Correio direto: enviada para os prospets como parte da campanha de marketing por correio;

Suporte de vendas: Para auxiliar no discurso de vendas ou na apresentação da empresa;

 
2. Defina o público-alvo

É importante que saiba para quem está a escrever pois quer usar uma linguagem apropriada para o seu público-alvo e dar-lhes exatamente o que eles querem saber ou estão à procura.

Segmente o seu mercado por idade, ciclo de compra, rendimento, localização ou estilo de vida. As mensagens e imagens da brochura devem ser criadas a pensar num segmento específico de clientes.

 

3. A importância do Titulo

É essencial que a primeira página tenha uma mensagem clara. É na primeira página da brochura  que precisa atrair a atenção do seu leitor. Tudo nessa página deve incentivá-lo a virar a página e pode fazer a diferença.

 

4. Não ignore o básico

Deve sempre incluir informações básicas, como o nome da empresa, idealmente pelo menos dois tipos de informações de contacto, o logotipo e o slogan.

Inclua um título à frente e dois ou três itens breves, a destacar os benefícios que a sua empresa pode fornecer. O texto deve ser curto, fácil de ler e em blocos para facilitar a leitura.

As imagens dos seus produtos, serviços e/ou pessoas também são indispensáveis numa boa brochura e devem ter boa qualidade.

 

5. Não abuse das cores

Tal como combinar muitos gráficos ou fontes irá complicar a sua peça, o uso excessivo de cores também pode transmitir uma imagem pouco profissional e confusa.

Escolha duas ou três cores, para o seu esquema de cores principal e se achar necessário, crie variações ligeiras de cada uma.

 
6. Estruture a sua brochura
  • Centralize o conteúdo em cada seção;

  • Dimensione e corte imagens de forma consistente;

  • Use cores sólidas e imagens de fundo para definir as seções da brochura;

  • Não use mais de duas ou três cores;

Uma última dica:

Pode combinar as cores e  conteúdos para adaptar o mesmo design de brochura a diferentes produtos.

 

A WCOMM pode ajudar o seu negócio!

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Fique atento!

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