Deixamos-lhe algumas dicas importantes para conseguir criar a sua brochura de forma eficaz, que represente a missão da sua empresa e transmita o que tem para oferecer ao seu público-alvo.
1. Planeamento e previsão
A brochura deve ter um propósito específico. Para iniciar o processo de design, pergunte a si próprio:
Como queremos que as pessoas usem a brochura?
O que queremos que elas façam depois de lê-la?
O que queremos que elas se lembrem?
Os propósitos mais comuns são:
Informativa: Oferecer quando os clientes perguntam sobre a sua empresa ou produtos;
Complemento: Para deixar com os clientes após uma reunião;
Ponto de Venda: Disponível para os clientes a lerem na sala de espera;
Correio direto: enviada para os prospets como parte da campanha de marketing por correio;
Suporte de vendas: Para auxiliar no discurso de vendas ou na apresentação da empresa;
2. Defina o público-alvo
É importante que saiba para quem está a escrever pois quer usar uma linguagem apropriada para o seu público-alvo e dar-lhes exatamente o que eles querem saber ou estão à procura.
Segmente o seu mercado por idade, ciclo de compra, rendimento, localização ou estilo de vida. As mensagens e imagens da brochura devem ser criadas a pensar num segmento específico de clientes.
3. A importância do Titulo
É essencial que a primeira página tenha uma mensagem clara. É na primeira página da brochura que precisa atrair a atenção do seu leitor. Tudo nessa página deve incentivá-lo a virar a página e pode fazer a diferença.
4. Não ignore o básico
Deve sempre incluir informações básicas, como o nome da empresa, idealmente pelo menos dois tipos de informações de contacto, o logotipo e o slogan.
Inclua um título à frente e dois ou três itens breves, a destacar os benefícios que a sua empresa pode fornecer. O texto deve ser curto, fácil de ler e em blocos para facilitar a leitura.
As imagens dos seus produtos, serviços e/ou pessoas também são indispensáveis numa boa brochura e devem ter boa qualidade.
5. Não abuse das cores
Tal como combinar muitos gráficos ou fontes irá complicar a sua peça, o uso excessivo de cores também pode transmitir uma imagem pouco profissional e confusa.
Escolha duas ou três cores, para o seu esquema de cores principal e se achar necessário, crie variações ligeiras de cada uma.
6. Estruture a sua brochura
Centralize o conteúdo em cada seção;
Dimensione e corte imagens de forma consistente;
Use cores sólidas e imagens de fundo para definir as seções da brochura;
Não use mais de duas ou três cores;
Uma última dica:
Pode combinar as cores e conteúdos para adaptar o mesmo design de brochura a diferentes produtos.