Como escolher a gramagem de papel ideal?

A gramagem do papel influencia diretamente no resultado final do material impresso, seja ele um cartão de visita, um menu, fotografia, convite de casamento, certificado, etc.

Escrito por: WCOMM • 17.08.2021

Fique agora a saber como escolher o tipo de gramagem de papel ideal.
 
Primeiro: Perceba o que é gramagem de papel

A gramagem do papel é uma medida de peso que representa a densidade do papel em gramas por metro quadrado (g/m²). Por norma, os papéis mais pesados são mais grossos, enquanto os papéis mais leves são mais finos.

No entanto pode haver exceções. Não podemos confundir gramagem com espessura, pois a espessura é uma medida de distância entre as duas faces do papel, enquanto a gramagem é uma medida de peso que está relacionada à densidade do papel.


A gramagem equivale à massa do papel, que pode ser composto por celulose, aditivos e cargas. Ou seja, não está apenas ligada ao peso da folha em si.

Chamamos a atenção para algo a ter em conta. Existem variações entre as espessuras de uma marca para outra, pois elas são determinadas pela compactação das fibras das folhas, o que acaba por dar a sensação de que marcas distintas têm diferentes gramagens.

 
Como identificar a gramagem do papel?

Para conseguir identificar as gramagens do papel é necessário utilizar uma balança de precisão. Com este equipamento é possível identificar o peso do papel por metro quadrado e classificar as gramagens.

 

Quais são os principais usos para cada tipo de gramagem

Fique agora a saber quais são as mais recomendadas para cada tipo de impressão:

 35 gr, 50 gr e 55 gr:

São utilizados para jornais ou bobinas de máquina de cartão; Se for usar uma destas gramagens, os papéis Couché, Seda ou Kraft são os ideais.

 

60-80 gr:

Para uso quotidiano, fotocopiar e para imprimir. É um papel leve, com uma espessura reduzida. O mais usual é o de 80 gr. Se usar estas gramagens, prefira os seguintes papéis:

– Couché;
– Offset;
– Kraft;
– Color plus;
– Vergé;
– Sulfite;

 90 gr a 115 gr:

Comumente conhecido como A4, é usada para impressão de cartazes, folhetos e panfletos de baixo custo;

 

120 gr a 150 gr:

O papel offset de 120 g/m² é utilizado para sketchbook. Já a gramagem 150 g/m² é mais utilizada na impressão de capas de revista, flyers, folders e panfletos que necessitam uma resistência maior;

 

130 gr:

Esta gramagem é muito usada na impressão de imagens a cores de grande qualidade. Está indicado para revistas, brochuras, folhetos ou posters, por exemplo. Costumam ter um acabamento mate ou brilhante muito apropriado a este tipo de trabalhos;

170 gr:

É a gramagem ideal de uma cartolina leve, ideal para catálogos, apresentações, certificados ou posters. O seu acabamento também pode ser brilhante, acetinado ou mate;

 

180 gr:

Utilizado em cartolinas e cartões de qualidade inferior, bem como sacos de papel. É a espessura máxima suportada por impressoras caseiras;

 

200 gr a 300 gr:

Costuma ser utilizada para cartazes, sinalética, convites, cartões de visita, postais, capas de livros, calendários e outros materiais que exigem mais resistência e durabilidade;

 

250 gr a 350 gr:

Peças que precisem ser manuseadas com frequência, como por exemplo, cartões de visitas, panfletos, convites ou menus, são feitos com gramagens maiores. O papel couché de 240g e 300g é o mais comum.
A gramagem 260 gr. é a mais recorrente para o papel fotográfico;

Nas densidades de 120 gr a 240 gr, aposte nos papéis:

– Aspen;
– Majorca;
– Cartão;
– Vergé;
– Vegetal;
– Offset;
– Cartolina;

Resumindo, quanto maior for a gramagem, maior será a qualidade e, também, o custo.
Mas cuidado para não exagerar! É possível optar por gramagens menores e mesmo assim alcançar resultados excelentes. Se tiver dúvidas fale com a gráfica e peça aconselhamento.

Lembramos que para que a impressão tenha boa qualidade, é necessário ter uma impressora de qualidade, a impressora que escolher vai sempre influenciar, uma vez que o acabamento de uma impressora de tinta, uma laser ou uma térmica são diferentes.

E nunca se esqueça: O papel e a impressão caminham sempre lado a lado.

A WCOMM pode ajudar o seu negócio!

BREVEMENTE

Dicas essenciais para garantir a qualidade de impressão nos grandes formatos

Estamos a preparar um artigo bastante útil para si e para a sua empresa.

Fique atento!