Principais tipos de Encadernação

Nos projectos editoriais, o acabamento é uma etapa essencial e de extrema importância, pois o tipo de encadernação escolhido vai facilitar a leitura e manuseio dos livros ou brochuras. Além disso, torna o produto mais atrativo aos consumidores.

Escrito por: WCOMM • 09.11.2021

O que é a encadernação?
É um processo que vem após a impressão em gráfica e tem o intuito de unir as páginas ordenadamente para garantir o fácil manuseio de livros, revistas, catálogos ou outros materiais.
 
Deixamos abaixo alguns tipos de encadernação existentes, para um melhor entendimento dos mesmos.
Dobra e Agrafos

Este método consiste em agrafar as folhas é o mais usado em revistas. Neste género de encadernação, o miolo é preso à capa através de agrafos colocados ao centro. Mas atenção ao número de páginas, este tipo de encadernação não é  indicada para volumes com muitas páginas, nem para papéis com gramagens altas, pois vai dificultar a dobra e prejudicar o acabamento. O ideal é que tenha no máximo 32 páginas. A quantidade de páginas devem ser múltiplos de 4.

 

Capa colada ou cosida

A capa colada é a mais comum entre as encadernações. As páginas coladas na capa permitem uma solução fácil e económica . É também um dos tipos de encadernação mais resistentes e de fácil manuseio.

 É indicado para produções acima de 200 páginas.

A técnica com cola consiste na colagem do miolo sem dobra que se aplica a folhas soltas, finalizando em número par.

Na técnica cosida, as folhas são unidas por uma costura com formato aberto e coladas posteriormente, lado a lado.

A capa das encadernações com lombada pode ser flexível ou com capa dura.

Dobra e agrafos

Capa Colada ou cosida

Argolas

Argolas

Com a encadernação em argolas, tem a enorme vantagem de abertura a 360°. A encadernação em argolas metálicas permite-lhe ter publicações facilmente folheáveis para projetos comerciais ou editoriais.

Em termos técnicos, é necessário furar a capa e as folhas mecanicamente para, logo em seguida, passar a espiral de plástico ou metálico, pelos furos.

É muito comum em cadernos e calendários e é muito versatil, pois permite diferentes tipos de gramagens de papéis e não há um limite especifico de folhas. A capa pode ser feita num material mais duro ou  flexível.

 

Agora que conheceu melhor os principais tipos de encadernação, pode entrar em contacto com a WCOMM e ver quais são as opções que melhor se adaptam às suas necessidades.
 
 

A WCOMM pode ajudar o seu negócio!

BREVEMENTE

15. Decoração de montra. Uma poderosa ferramenta de vendas.

Estamos a preparar um artigo bastante útil para si e para a sua empresa.

Fique atento!

Montra Kustom