Qual a diferença entre brochura, flyer, panfleto e folheto?

Escolher qual a peça certa a usar na hora de divulgar o seu negócio é muito importante. Para isso precisa conhecer cada tipo de material e para que finalidade este é mais indicado. Assim poderá escolher com tranquilidade o que mais se aproxima do seu objetivo.

Escrito por: WCOMM • 09.08.2021

Mesmo que as diferenças entre estas peças sejam discretas e em alguns casos impercetíveis, faz parte do nosso trabalho enquanto especialistas da área informar o cliente, para que possa escolher a opção mais ajustada ao que deseja comunicar.
 
Perceba agora as diferenças entre brochura, flyer, panfleto e folheto:
Brochura

A brochura é organizada e pode ser uma única folha dobrada várias vezes ou conter várias folhas encadernadas. Normalmente não é distribuída aleatoriamente, pois tem um público-alvo específico, como um potencial cliente ou alguém que possa estar interessado nos produtos ou serviços.
São fornecidas com vários tipos de dobras, tais como: de dobra única, de duas dobras e até com três dobras. E em diversas formas e tamanhos (geralmente parecendo um panfleto de tamanho A4).

A diferença principal entre as brochuras e os panfletos é que os panfletos não são encadernados, enquanto as brochuras podem abranger várias páginas e, portanto, vêm encadernadas.

Flyer

O flyer é muito usado para divulgar espetáculos, festas, inaugurações, eventos, etc. O objetivo de quem usa esta peça é fazer circular a informação entre muitas pessoas. A qualidade de impressão é maior do que a de um folheto e o texto é mais bem estruturado.
O formato mais recorrente é o A5 ou o A4 e normalmente é produzido em grandes quantidades.
É produzido numa gramagem superior, que o diferencia dos tradicionais panfletos e folhetos. Além disso, utiliza diversas opções de papel, impressão e acabamento, como cores especiais, vernizes e cortes diferenciados, o que acrescenta ainda mais valor à peça.

Panfleto e Folheto

As diferenças entre o panfleto e o folheto são muito ténues. O panfleto costuma ser um pouco maior do que o folheto e é feito em maiores quantidades.
O papel para produzir o panfleto costuma ser no formato A5 ou A6, com poucas cores e num papel simples. É impresso numa grande tiragem por um preço baixo, com rapidez e simplicidade na sua produção. É uma das peças mais utilizadas em estratégias de divulgação massiva, pouco personalizada e direta.
Já o folheto é um pouco menor, no formato A5 ou A4, com boa qualidade de impressão e com mais informação.

 
Agora que já esclarecemos as diferenças entre estas peças de comunicação, não espere mais e fale connosco. Criamos o design à medida do seu negócio e produzimos com qualidade e rapidez as suas peças de comunicação.

 

Brochura

Flyer

Folheto

A WCOMM pode ajudar o seu negócio!

BREVEMENTE

Como escolher a gramagem de papel ideal?

Estamos a preparar um artigo bastante útil para si e para a sua empresa.

Fique atento!

man-working-printing-house-with-paper-paints (2)-min